Parque Estadual do Jalapão como é pouco conhecido, é bem longe, selvagem e de difícil acesso. A região está entre as mais lindas do Brasil devido as cores que a natureza criou para nós e para o mundo. Uma grande parte do cerrado na região possui os famosos jardins de capim dourado. As estradas longas levam a um paraíso cercado de cachoeiras, poços de águas verde-esmeralda e dunas gigantescas.

Como chegar?

De avião
– O aeroporto mais próximo é o de Palmas, a 198 quilômetros.

De carro
– Partindo de Palmas, acesso pela TO-050 (até Porto Nacional) e TO-255 até Ponte Alta do Tocantins, a principal entrada do Jalapão.

Aventura Total no Jalapão

Imagine um lugar que simplesmente os celulares não pegam durante sua expedição. Por um lado, dá aquele medo para nós jovens ligados 100% na internet, mas por outro lado, reforça o contato total com a natureza e sua belezas. Mas obviamente estrutura para você visitar os pontos turísticos existe, moradores e governo não iriam deixar por menos.

Devido as grandes distâncias, você precisa estar ciente que é um local com poucas opções de hospedagens e alimentação. Não pense que vai achar um restaurante de comida japonesa ou um hotel 5 estrelas com piscina e atendimento alto padrão.

Calor, sacolejo e cansaço fazem parte de cada minuto de sua viagem, mas tudo com certeza vale a pena.

10 programas irados para você fazer no Jalapão

Jalapão é um paraíso sem precedentes, abaixo segue as nossas dicas para você fazer os 10 programas mais irados neste local muito especial, desde a sua natureza, até o povo que mora na região, sempre muito simpático e acolhedor. Espero que gostem!

Jalapão#1 – Parque Estadual do Jalapão

A reserva tem uma área de 34 mil quilômetros envolvendo 8 municípios, mas não tem estrutura de apoio dentro dos parques. As cidades em volta funcionam como base, com muitas agências de  passeios, hospedagens e restaurantes simples. Mas cada segundo dentro deste paraíso vale a pena, só pesquise bem antes para não entrar em furadas. Qualquer dúvida nos pergunte!

Cachoeira da Velha - Jalapão#2 – Cachoeira da Velha

Com 20 metros de queda e 100 de largura, esta é a maior cachoeira da região. Esqueça tomar banho por ali, devido a sua grandiosidade. Para admirar no local tem passarelas que podem servir de mirantes. Próximo a cachoeira tem uma prainha bem legal, com águas tranquilas e areais finas. E não se esqueça, leve um lanchinho e bebidas para curtir tranquilo.

Dunas Jalapão#3 – Dunas

Com areia alaranjada e dourada, formam-se as famosas Dunas do Jalapão. Chegam a ter até 40 metros de altura e contornam a serra do Espirito Santo. Cortadas pelo um riacho, ai você pode presenciar um maravilhoso pôr do sol. Se você tiver uma prancha de sandboard não deixe de levar para deslizar nas areais quentes.

Cachoeira da Formiga Jalapão#4 – Cachoeira da Formiga

Sabemos que a região do Jalapão é conhecida por suas lindas cachoeiras, mas esta aqui é especial. Apesar de pequena, a quedinha tem um grande volume de água e forma uma lago de água cristalina ao meio de plantas nativas da região. Mergulhe e faça snorkel, a temperatura é perfeita para relaxar e curtir.

Fervedouro Jalapão#5 – Fervedouro da Ceiça

Este com certeza é o mais famoso poço de água cristalina do Jalapão. Esta é a nascente de um rio subterrâneo e a água brota do solo de areia finíssima, com grande pressão. A diversão é que as pessoas não conseguem afundar. Só 6 pessoas podem entrar no poço e permanecer por 20 minutos. Com certeza este passeio tem que estar na sua lista de prioridades do Jalapão.

jalapão#6 – Mirante da Serra do Espirito Santo

A Serra do Espirito Santo tem um visual deslumbrante com dunas de arenito que estão ao seus pés. Quando chove e acontece o processo de erosão surge os montes coloridos. Um mirante próximo ao cume tem uma vista irada para ver a Chapada Diamantina. Mas prepare-se psicologicamente e fisicamente, pois são 500 metros até chegar ao local. Haja coração!

Jalapão#7 – Rafting no Rio Novo

Com certeza essa é uma das atividades de grande sucesso no Jalapão. Descer o Rio Novo fazendo rafting com sua turma e gravar em uma GO PRO é o sonho de muitos viajantes que vão até o local. São 3 horas de pura adrenalina, descendo um trecho de 6 quilômetros. Lá também são praticados outros esportes e tem uma prainha deliciosa para relaxar com seus amigos.

Jalapão#8 – Cânion de Suçuapara

Esta fenda tem 60 metros de comprimento e 15 metros de altura com sua queda de água sobre samambaias e musgos. Durante o trajeto surge uma sucessão de várias quedinhas, formando piscinas naturais de águas geladas. Excelente para molhar a bunda e se refrescar das altas temperaturas.

Jalapão Ponte Alta#9 – Ir nas Cachoeiras de Ponte Alta

Porta de entrada do Jalapão, a 152km de Palmas, esta região do Tocantins contém muitos cachoeiras fora da área do Parque Estadual. As mais conhecidas são as da Fumaça, com duas grandes quedas e um poço verde-esmeralda; a da Talha do Brejo doBoi e a do Soninha, com uma piscina natural irada para banhos e pratica do snorkel.

Pedra Furada Jalapão#10 – Morro da Pedra Furada

Este monumento natural é construído de arenito e fica a 30 km de Ponte Alta. É uma erosão natural feita pelo vento e pela chuva (Infelizmente não eram extraterrestes não, hehehe) que acabou criando um arco com um buraco no meio. Tente chegar momentos antes de um pôr do sol que você irá se emocionar.

 

Dica: Como a região não possui muita estrutura para você fazer um mochilão na loucura, recomendamos você fazer os passeios através de agências. A que indicamos e que irá dar um bom suporte a você é www.aventuraeco.com

Você já segue o nosso Pinterest? Pine a imagem abaixo e armazene as melhores idéias do Boneco Viajante!

Pinterest do Jalapão
Cadu Burko