A Ilha do Mel é com certeza um dos pontos turísticos mais famosos do Paraná e mais bonito do litoral. Fica próximo a Curitiba e com certeza vale a pena colocar no roteiro quando estiver na capital Paranaense.

A ilha é dividida em duas partes principais, Nova Brasília e Encantadas. Você pode desembarcar vindo de Paranaguá ou de Pontal do Sul, tanto em Encantadas ou na Nova Brasília.

Na Nova Brasília é onde fica os principais pontos turísticos da ilha, além de ser a parte que contém maior estrutura de pousadas, restaurantes, mercados e bares.

Como chegar na Ilha do Mel?

De ônibus

Para ir de ônibus, compre a passagem em Curitiba pela Viação Graciosa. O ônibus é tranquilo, mas vai parando de praia em praia até chegar em Pontal do Sul. A vantagem é que você desce em frente ao terminal de embarque pra Ilha.

De carro

De carro basta você pegar a BR 277 sentido litoral e seguir as placas de indicação, são super bem sinalizadas e não tem erro. Só tenha paciência, porque no verão a estrada entre Praia de Leste até Ponta do Sul vive lotada e a lentidão é grande.

Se tiver muito mais tempo, faça o caminho pela Estrada da Graciosa. A estrada é linda, cheia de curvas, flores e vegetação, além de rios com águas cristalinas.

Embarcando para a Ilha

Você pode pegar tanto barcos saindo de Pontal do Sul como saindo de Paranaguá. O que indicamos para você é fazer o trajeto até Pontal do Sul e pegar a embarcação por lá, pois é muito mais rápido a travessia, além de ter barco de 30 em 30 minutos. O tempo de travessia é de 30 a 40 minutos se você sair de Pontal do Sul, ou 1 hora e meia se você sair de Paranaguá.

Valor da passagem: R$ 35,00 ida e volta, já incluso a taxa o IAP.

Estacionamento: Custa R$ 20,00 por carro a diária. Nunca deixe na rua!

Na hora de comprar a passagem, você precisa indicar se vai ficar hospedado em Nova Brasília ou Encantadas. É uma forma de controle do estado para saber quantas pessoas tem hospedadas em cada parte da ilha e evitar a super lotação.

Trapiche lado Pontal do Sul embarque para Ilha do Mel.

Trapiche lado Pontal do Sul para embarque para Ilha do Mel. Aqui começa a aventura!

Onde hospedar-se?

Como citamos anteriormente, você pode escolher ficar em Encantadas ou em Nova Brasília, em ambos tem pousadas e hostels.

Uma dica de pousada ótima na ilha é a Pousada das Meninas. O lugar é mega charmoso, você se sente em casa, tem uma vibe incrível. O café da manhã é delicioso, e os quartos são super confortáveis – tem suítes e chalés, para até 5 pessoas. Fica na Praia de Fora, super bem localizado

Pousada das Meninas na Ilha do Mel. Um lugar descontraído e aconchegante.

Pousada das Meninas na Ilha do Mel. Um lugar descontraído e aconchegante.

Se quiser ficar em hostel, tem o Marimar em Encantadas. Algumas outras opções de pousadas são o Canto da Sereia, Sol e Mar (tem uma no Farol e outra em Brasília), Pousadinha, Plancton, Astral da Ilha, Treze Luas, Grajagan Resort e Pousada das Gêmeas.

Desconto: Clique aqui e veja as hospedagens que indicamos através do Booking.com na Ilha do Mel para você!

Comer & Beber

Chegou a hora boa da viagem né? Onde são os melhores lugares para você comer bons frutos do mar e tomar aquele suco geladinho e natual da região? Vamos as indicações dos 7 melhores lugares para Comer & Beber na Ilha do Mel.

Ilha do Mel#1 – Bora Bora

Este restaurante fica indo para o Farol e não tem como não ver devido a sua grande fachada. Tem várias opções de comidas e tem até sorvete por quilo. É também tipo um mercadinho, caso você precise de alguma coisa, inclusive CERVEJA BARATA!

Ilha do Mel#2 – Restaurante Pousadinha

O restaurante fica também no caminho indo para o Farol e possuí um cardápio de frutos do mar muito saboroso. Pratos A La Carte são sua especialidade. Peça a porção de camarão a milanesa deles que é bem generosa! Esta pousada é bem famosa e sempre está cheia de turistas.

Ilha do Mel#3 – Toca do Abutre

Este restaurante bar é muito conhecido por todos, pois ele fica perto do trapiche de Nova Brasília é impossível não vê-lo quando você ta chegando na região. Se você gosta de festa a noite rola banda de forró e reggae, e ali é um dos agitos da ilha nos feriados e na temporada de verão.

Ilha do Mel#4 – Dona Quinota

Esta é uma pousada bem afastada do centrinho, perto da Fortaleza, mas é uma excelente opção para almoço para quem tiver indo para aquela região. O preço é médio, 25 reais por pessoa, mas tenha certeza que é bem caprichado e uma delícia. A capirinha de maracujá deles é divina.

Ilha do Mel#5 – Pôr do Sol

Este restaurante fica na famosa praia do Limoeiro. Também não é perto do centrinho, mas vale muito a pena ir até lá. Tem uma vista irada de frente pra praia e pratos generosos. Na verdade é difícil achar um restaurante na Ilha que não vale a pena gastar nossos trocados.

Mar e Sol Ilha do Mel#6 – Restaurante Mar e Sol

Comida muito boa, grande diversidade de pratos e a localização é excelente. Com preços justos em vários pratos de frutos do mar. Recomendamos experimentar a famosa moqueca de peixe, um sabor irresistível! Eles também tem carnes nobres, saladas, bebidas e sobremesas.

#7 – Astral da Ilha – The Best Choice

Por último deixamos para falar sobre a prata da casa, Astral da Ilha com certeza é a melhor pousada e o melhor restaurante de toda a ilha. Toda a área do bar e restaurante Astral da Ilha, foi planejada desde seu paisagismo até o charme dos seus quiosques ao ar livre. Oferece em seu variado cardápio bilingue, pratos deliciosos e saudáveis, desde sushis, sashimis, frutos do mar e risotos diversos, elaborados por chefs experientes. Oferece também sanduíches lights, porções apetitosas para aperetivar, açaí na tigela, salada de frutas, salgados integrais, sobremesas variadas e sorvetes. Para acompanhar servem também sucos naturais em combinações super criativas, sucos terapêuticos, água de coco, drinks originais, batidas de frutas, entre outras variedades exóticas, muito bem preparadas e inovadoras. Você vai experimentar e adorar! Acesse o site deles para descobrir mais informações: astraldailha.com.br

Um lugar especial

Próximo à Praia de Fora tem o Ilha do Mel Café, uma livraria, café, lan house e também pousada. É um lugar bem bacana pra acessar a internet, tomar um cafezinho e ainda comprar livros usados em várias línguas, bem baratos. O esquema é bem bacana, você pode levar um livro seu e trocar por outro, ou comprar qualquer um por sete reais. O legal é que como vão muitos gringos na ilha, você encontra vários livros em inglês, alemão, francês, espanhol… acho que até em Russo tem!

E ai gostou das dicas? Espero que com elas você possa aproveitar essa maravilhosa ilha que está próximo e acessível!

Veja este vídeo e marque de vez a sua próxima férias para curtir este lugar maravilhoso!

Você já segue o nosso Pinterest? Pine a imagem abaixo e armazene as melhores idéias do Boneco Viajante!

 Pinterest da Ilha do Mel
Cadu Burko