A famosa Serra Catarinense está apenas a duas horas de carro do litoral de Santa Catarina e a 3 horas de Curitiba. São 17 cidades espalhados pela região com um cenário rural magnífico.

A serra possui picos até até 1.827 m de altitude, uma das únicas região onde neva durante o inverno no Brasil. Nesta época do ano, cidades como Urubici e São Joaquim se transformam em lindos cenários, até mesmo com cachoeiras congeladas, que fazem a alegria dos turistas!

Uma grande quantidade de florestas de araucárias é encontrada na serra, rios, cachoeiras, vales e cânions também fazem parte deste cenário.

Serra do Rio do Rastro, Serra do Corvo Branco e Morro da Igreja são pontos obrigatórios para você parar durante a sua viagem. A vista é maravilhosa e é possível enxergar de longe o litoral de Santa Catarina.

Se você é fã de vinho, a Serra é repleta de vinícolas conhecidas nacionalmente e internacionalmente. Deliciar-se com receitas regionais a base de pinhão é uma ótima maneira de aproveitar o que a região tem a oferecer.

Conhecendo a Serra Catarinense

# 01 – Bom Jardim da Serra

A cidade de entrada é Bom Jardim da Serra. Famosa por abrigar a Serra do Rio do Rastro, uma estrada com 12 quilômetros de muitas curvas que cortam a Serra Catarinense e que chega dar vertigens. A região impressiona a todos pelos seus rios, cachoeiras e cânions.Bom Jardim na Serra Catarinense
Bom Jardim na Serra Catarinense
Bom Jardim na Serra Catarinense

Bom Jardim na Serra Catarinense

Esta sequência de fotos mostra o quão belo é Bom Jardim da Serra! Cada visual lindo né?

# 02 – Lages

Lages com certeza é a maior e mais conhecida das cidades da região da Serra Catarinense. Ela foi criada em 1677 por bandeirantes que passam por ali durante as expedições entre São Paulo e Rio Grande do Sul. A cidade conta com fazendas que ainda mantém a tradição da época para atrair turistas. A cidade também conta com dois festivais bem populares, o Festival de Teatro de Lages, realizado em setembro no Teatro Municipal Marajoara e a Festa Nacional do Pinhão, uma das principais festas regionais de Santa Catarina, que reúne milhares de visitantes do Brasil.

Lages na Serra Catarinense
Lages na Serra Catarinense
Lages na Serra Catarinense

Lages na Serra Catarinense

Degustar um bom vinho e comer um bom prato com pinhão incluso na receita, aqui é o lugar!

# 03 – São Joaquim

Sabe quando no inverno aparece no Jornal Nacional a notícia que nevou no Brasil? Então, esta é a cidade que neva e é uma das mais frias do Brasil quando chega o inverno na Serra Catarinense.  São Joaquim tem um pouco mais de 25 mil habitantes e possui três ingredientes que os turistas vem a procura, neve, maçã e vinho.

São Joaquim Serra Catarinense
São Joaquim Serra Catarinense
São Joaquim Serra Catarinense

São Joaquim Serra Catarinense

O Boneco de Neve é um personagem que todo ano aparece de verdade na cidade!

# 04 – Urubici

Urubici é um dos principais destaques da Serra Catarinense. As atrações naturais do município,  fazem dele um dos pontos mais procurados no país pelos adeptos do ecoturismo. São tantas as opções que é difícil saber por onde começar: rapel em cachoeiras com até 100 m de altura, cavalgadas por vales e campos de altitude, canoagem, pesca esportiva, mountain bike, tirolesa, arvorismo e caminhadas guiadas em torno de cânions. Imperdível também é a vista da Pedra Furada, no Morro da Igreja, o segundo ponto mais alto do Sul do Brasil (1.822 m de altitude), e a Serra do Corvo Branco, a cerca de 30 km do centro da cidade.

Urubici da Serra Catarinense
Urubici da Serra Catarinense
Urubici da Serra Catarinense
Urubici da Serra Catarinense

Urubici da Serra Catarinense

Aqui é outra cidade que neva durante o inverno Brasileiro. Parece cena de filme né?

# 05 – Urupema

Muita diversão espera por você em Urupema, um pequeno município da Serra Catarinense. O turismo rural é a grande atração, uma oportunidade de vivenciar a autêntica vida no campo e a cultura local. Os hotéis-fazenda e pousadas oferecem várias atividades ao ar livre, como cavalgadas e pescarias (a truta é abundante na região). As cachoeiras e cascatas também atraem os turistas, especialmente no inverno, quando suas águas chegam a congelar nos dias mais frios.

Urupema na Serra Catarinense
Urupema na Serra Catarinense

Urupema na Serra Catarinense

Rios e cachoeiras atraem muitos turistas para esta cidade que tem sua magia encantadora.

# 06 – Bom Retiro

Bom Retiro é a cidade mais próxima do litoral. Durante a chegada na cidade, os turistas vão se impressionando com as lindas grutas, cachoeiras e morros que cercam a região.

Bom Retiro da Serra Catarinense

Bom Retiro da Serra Catarinense

Um visual do interior com uma passagem linda e todo o cerrado de Santa Catarina.

Você já segue o nosso Pinterest? Pine a imagem abaixo e armazene as melhores idéias do Boneco Viajante!

 Pinterest Serra Catarinense
Cadu Burko