Começamos o ano de 2017 e você já pode ir programando-se, assim como eu estou, para esquiar nas melhores estações de ski de Santiago. Tenho a sorte de ter grandes amigos esquiadores que vivem e respiram Snowboard, que inclusive enquanto eu escrevo este post, dois deles estão em Andorra esquiando adoidado. Como esta a Europa ai Luciano Medina e Thiago Luna?

Esta viagem aconteceu no ano de 2015 em meados de Julho, pouca neve tinha na região e famílias que tem seus trabalhos em centros de skis estavam preocupados, pois sem neve, sem dinheiro na conta deles. Ficamos em um Hostel muito bacana na Plaza Del Armas no centro de Santiago.

Gastamos alguns dias de nossa viagem apenas curtindo a cidade, pois a neve ainda não tinha chego, mas a previsão de chuvas nas montanhas estavam sendo feitas. Final de semana chegou e junto com ela chegou a chuva, tempestade na verdade. Mas para nós era a alegria, pois já tínhamos notícias que segunda-feira os centros de skis iriam ser abertos. Estava chegando a hora de colocar a prancha no pé e descer as montanhas. Na semana seguinte estamos lá no famoso Valle Nevado pagando nossos tickets para realizar nosso sonho, praticar snowboard. A viagem foi inesquecível e não vejo a hora de voltar novamente! Mas vamos as dicas do que aprendi sobre esquiar no Vale Nevado.

Mas como esquiar quase de graça em Santiago?

As três estações de ski de Santiago (El Colorado, La Parva e Valle Nevado) ficam perto do vilarejo relativamente grande de Farellones. Nele, você encontra vários hostels, um mercadinho, lojas de aluguel de equipamentos e o famoso restaurante El Montañes, este é o mais famoso.

Ski Passes

Chegamos a conclusão junto com meus amigos que, El Colorado ganha o nosso prêmio como a estação mais barata para praticar snowboard ou ski, se você comprar o ski pass através do site de recargas.

Uma das melhores empresas para te ajudar a esquiar em Santiago

Uma das melhores empresas para te ajudar a esquiar. www.skitotal.cl

Hospedagens

A questão é simples. A quantidade de ofertas lá em cima em Farellones são baixas, então é quase impossível você economizar por lá. Tudo depende de alguns fatores, como por exemplo, você quer esquiar e ainda curtir a noite em Santiago? Você esta sozinho ou com uma galera? Você quer apenas esquiar e ir dormir? As estações fecham as 18;00, não se esqueça!

Eu aconselho a você se hospedar em Santigado, existem hostels que você irá pagar U$ 10,00 a diária, enquanto em cima da montanha é mais de U$ 50,00. Se você tiver em uma galera ou conhecer pessoas no Hostel com o mesmo destino, alugar um coche (“Carro” em espanhol) não é nada mal, vão economizar mais ainda.

Quer ver os melhores hostels de Santiago? Aconselho o www.hostelworld.com

Dica: Não se importe em dormir em um quarto com muitas pessoas. As diárias são muito mais baratas e ainda você pode conhecer gente interessante para dar um rolê na cidade com você.

Dormir em quartos com várias camas é uma economia muito grande em Santiago

Dormir em quartos com várias camas é uma economia muito grande em sua viagem.

Comida

Em Farellones, há um mercadinho que vende comida básica. Os preços são elevados e a escolha restrita, mas dá para sobreviver. Em La Parva tem um supermercado – se você encontrar um jeito de ir até lá. Os restaurantes, apesar de maravilhosos, são caros. Mas ao lado de El Montañes tem duas lanchonetes para comer baratinho. Ano passado, pagava-se 5000 pesos para um prato feito grande. Agora se você estiver hospedado em Santiago, as escolhas são infinitas. Por isso ainda digo a vocês, ficar hospedado em Santiago a economia será maior.

Tanto o mercadinho como o El Montañes e lanchonetes ficam na praça principal de Farellones, ao lado do próprio parque de neve Farellones.

Transporte

O transporte entre Farellones e as estações de ski é feito com o dedão… Infelizmente não tem nada parecido com o ski-bus gratuito europeu, então pedir carona é o único jeito. Mas funciona muito bem, até fora do horário de fluxo. Se você for subir de Santiago para Farellones, El Colorado, La Parva ou Valle Nevado, o jeito mais viável é pegar um traslado ao lado de edificio Omnium. Esse Omnium fica a 200 metros da estação de metrô Escuela Militar (de Santiago, né?), e de lá saem quase todas as vans de traslados para as estações de ski – saídas desde as 7h / volta às 17h.

Serviços de Montanha

Em Farellones há algumas lojas bem simples de aluguel de equipamentos, uma loja de ski service boa (Las Terrazas) e a Base Camp, onde vários serviços de montanha são oferecidos. Em Valle Nevado há várias lojas com boas marcas de roupas de snowboard, acessórios e equipamentos, mas todas com preços elevados.

Dica: Caso você queira economizar mais ainda, posso indicar meus amigos que dão aula de snowboard em Santiago, o custo deles é muito mais baixo. Se for indicação do Boneco Viajante o desconto será maior ainda. Peça os contatos nos comentários do post.

Outro lugar especial e muito barato para esquiar é em Chillan, sul do Chile.

Outro lugar especial e barato para esquiar é em Chillan, sul do Chile, segundo nosso Boneco Viajante Cadu.

Você já segue o nosso Pinterest? Pine a imagem abaixo e armazene as melhores idéias do Boneco Viajante!

 
Cadu Burko