E Ni hao!!! Essa mega dica foi escrita por nosso primeiro Boneco Viajante colaborador Marcelo Nogal. Vai ajudar muita gente que está com a passagem comprada para China e quer conhecer a grande muralha da China. Faça desta uma experiência única e incrível com minhas dicas. Xie Xie Marcelo!

Como tirar lindas fotos na muralha da China sozinho!

Geralmente todos os turistas que chegam a Beijing acabam indo conhecer a parte mais turística da muralha. Mas em muitas épocas do ano tem muita gente que torna-se uma decepção conhecer este ponto turístico. Mas se você é um aventureiro, um mochileiro que curte ir por conta própria e sem pacotes turísticos chineses, essa dica é para você! Ter praticamente só você na muralha pra tirar aquelas fotos lindas, será algo incrível. Vamos lá?

Marcelo Nogal sozinho na Muralha da China. Créditos: Marcelo Nogal

Marcelo Nogal sozinho na Muralha da China. Créditos: Marcelo Nogal

Dica #1 – Esqueça Badaling e Juyonguan.

Então a primeira informação que você precisa saber é que 90% dos turistas vão pra parte da muralha da china chamada “Badaling”. Esta é a parte da muralha mais próxima de Beijing.

Então eu aconselho, nunca, never, jamais vá para “Badaling” pra não se decepcionar. Outros 7% dos turistas pagam pacotes um pouco mais caros pra ir à parte da muralha da china chamada “Juyonguan”. E acredite que 7% na China ainda significa muita gente. Não queira ficar naquele grupinho chato com uma bandeirinha vermelha pra não se perder do grupo. Você não poderá andar por onde quiser na muralha. Vai ser um porre!

Dica #2 – Leve anotado nomes em Mandarin.

Vá por conta pra parte da muralha chamada “Jinshanling” só 1% dos turistas vão até lá. Por ser um pouco longe e ter medo de se perder pelo caminho poucos se aventuram.

Então a segunda dica é: leve anotado em um papel o nome “Jinshanling” com a escrita em Mandarin, porque o chinês não fala inglês, e dificilmente vai entender sua pronuncia quando disser “Jinshanling” então ter a escrita: 金山岭长城 vai ser muito importante.

Jinshanling

A vista de Jinshanling é magnífica! É Marcelo realmente você deve ter ficado emocionado com toda essa trip!

Dica #3 – Acorde CEDO.

Acorde bem cedo e pegue um metrô até a estação Dongzhimen, do lado dessa estação há um terminal de bus. Lá você tem que encontrar o ônibus número 980 pra Myun, também leve esse nome anotado para evitar confusões de comunicação.

Há outras formas de se chegar a Jinshaling, que você pode encontrar na Internet, esta é a forma que descobri, a que eu conheço e isso não quer dizer que é a melhor.

Chegando a Miyun você negocia com um taxista, ele vai te levar até “Jinshanling”, vai esperar você o dia inteiro e vai te levar de volta até Miyun, eu paguei algo em torno de 30 dólares (200 yuans) por esse serviço de ida e volta.

A minha negociação foi algo incrivelmente maluca: eu desenhava no papel os valores que queria pagar, depois ele desenha quanto ele queria cobrar, eu dizia que não podia pagar, e riscava embaixo um valor menor, e durante a nossa negociação mais de 20 chineses nos cercava assistindo o duelo do taxista com o turista narigudo.

Marcelo pensando que linda paisagem era aquela! Crédito: Marcelo Nogal

Marcelo pensando que linda paisagem era aquela! Crédito: Marcelo Nogal

Dica #4 – Leve o lenço que você irá se emocionar.

Depois da negociação a viagem leva cerca de uma hora até chegamos na parta da muralha onde é só você e ela. Eu paguei metade para motorista, caminhei 5 kms pela muralha, encontrava uma meia dúzia de gato pingado fazendo o mesmo, tinha tempo pra montar meu tripé tirar as fotos sem ninguém me incomodar.

Acredite, essa foi uma das maiores experiências da minha vida. No retorno, depois de ter visto o lindo pôr do sol na muralha, imaginava que o taxista cansado de me esperar teria ido embora, mas não! Ele estava lá. Fui no inicio do inverno chinês, o que também facilitou muito as coisas.

Não esqueça de comprar seus lanches no dia anterior, nessa parte da muralha não há comércio.

Boneco Viajante agradece Marcelo Nogal por ter escrito este POST contando a sua incrível experiência na China.

* A redação do Boneco Viajante fez alterações no texto para facilitar o entendimento em algumas partes, mas os fatos são os mesmos.

Você já segue o nosso Pinterest? Pine a imagem abaixo e armazene as melhores idéias do Boneco Viajante!

Cadu Burko