As belezas naturais da Chapada dos Veadeiros, fazem de Alto Paraíso um ponto de encontro de diversas tribos. Lá encontramos de tudo, esotéricos, ecoturistas, amantes do trance e aventureiros em perfeita sincronia.

A Chapada dos Veadeiros foi criada pelo governo em 1961 para proteger a reserva. Para acessar a chapada devemos primeiro passar pelo vilarejo de São Jorge, a 36 quilômetros de Alto Paraíso.

Rios de água transparentes, padrões rochosos, cânions e piscinas naturais que existem por todos os cantos da Chapada dos Veadeiros. Aqui pratica-se atividades com muita aventura e adrenalina, mas também pode ser apenas contemplada do alto dos mirantes.

A entrada no parque é grátis. Agora outros lugares como o Vale da Lua por exemplo, é necessário pagar uma taxa por estar dentro de uma área particular.

chapada-dos-veadeiros-alto-paraiso

Cenário assim é o que você mais vai encontrar pela região do Alto Paraíso. Cenário maravilhoso, não é?

Como chegar?

De avião
– O aeroporto mais próximo é o de Brasília (Jucelino Kubitschek), depois você pode pegar um ônibus até a Alto Paraíso de Goiás.

De carro
– Partindo de Brasília, pegue a BR-010 e GO-239.

Do místico ao psicodélico, este é o lugar!

Alto Paraiso é um lugar que tem um astral místico e psicodélico.

Por vários fatores pode ser considera a cidade mais mística do Brasil, devida a grande quantidade de quartzo que surgem no solo ou pelos seus mistérios.

O Paralelo 14 também passa por cima da cidade, que é o mesmo que passa por cima de outras cidades místicas como Machu Picchu. Em um raio de poucos metros é possível encontrar de tudo, centros budistas, templos de ayahuasca, templos de yôga e meditação e espaços relacionados a cultura da India.

A cidade possui duas entradas bem psicodélicas. Uma é parecida com uma nave espacial e a outra possui dois portais com cristais em sua parte superior.

alto paraiso portal

Parece ou não parece uma nave espacial? Essa cidade tem cada segredo que só indo lá para saber.

Misticos e estudiosos associam aqui como o novo centro espiritual do mundo. Interessante isso, não?

Se você acredita ou não na visão profética e esotérica de algumas pessoas, é visível que existe na cidade um movimento que está prestes a eclodir e de forma lenta vai fortalecendo o seu fator de realização, tanto que acabam de se instalar na cidade dois importantes grupos espirituais do Brasil, o Awaken Love guiado pelo Guru Brasileiro Sri Prem Bab.

Sem contar nas histórias intermináveis sobre extraterrestres, que segundo moradores vivem aparecendo na região. Eles contam de uma forma tão incrível, que você fica na dúvida na hora de separar a diferença entre a ficção e a realidade.

Enfim, quando fizer a sua viagem até lá, não deixe de pesquisar um pouco sobre este lado de Alto Paraíso, com os mistérios deste lugar são criadas histórias muitas vezes incríveis.

Alto Paraiso

Chegando na cidade uma placa simples e humilde da boas vindas aos visitantes.

O que fazer em Alto Paraiso?

Depois de muitas horas de viagens e claro um pouco de descanso chegou a hora de você se divertir. Mas o que fazer nesta região? Tem muitas opções desde visitas em cachoeiras, piscinas naturais, até lugares místicos e acreditem se quiser, muita festa de diversão pelos bares e restaurante da região. Bora conhecer os melhores points de Alto Paraíso? Continue lendo.

chapada-dos-veadeiros-altos-paraiso-boneco-viajante#1 – Curtir a Chapada dos Veadeiros

Já fizemos uma breve introdução sobre a Chapada dos Veadeiros no texto acima. Ela fica encravada no ponto mais alto do Planalto Central, a 1700m, rodeada de matas, riachos, cânions, piscinas naturais e obviamente cachoeiras. A fauna e a flora da região é algo magnífico de se ver de perto. Mas vá com tempo, pois a quantidade de lugares para você visitar é grande!

alto-paraiso-cachoeiras#2 – Cachoeiras Loquinhas

Bem perto da cidade, por uma estrada bem fácil com ótimas condições, as Loquinhas são excelentes opções para um passeio de 1/2 dia. A trilha em passarela de madeira passa ao lado do rio que forma vários pequenos poços, ideal para você dar aquele jump. Na entrada tem uma estrutura legal com banheiros e um barzinho para comprar lanches e bebidas.

cachoeira-almecegas-alto-paraiso-boneco-viajante#3 – Cachoeira Almécegas

Muitas arvores e um ambiente super agradável. A entrada da fazenda São Bento é um local incrível na Chapada dos Veadeiros. Lá, tem 3 cachoeiras bem famosas localizadas a 9 km de Alto Paraíso. Se você tiver forças indicamos pedalar até a entrada da fazenda, pois o cenário encontrado pelo caminho será magnifico.
O custo para visitar cada cachoeira é de 10 reais por pessoa.

Dica para ciclistas: Clique aqui e acesse o um mapa com informações para fazer trilhas de bicicleta entre as 3 cachoeiras e Alto Paraíso.

alto-paraiso-vale-da-lua#4 – Vale da Lua

Crateras lunares que formam piscinas, buracos e grutas surgem todos os anos neste Vale. O acesso é super fácil e tem apenas 1 km de extensão. Basta você pagar a taxa de preservação, pois ela fica em uma propriedade privada. Com certeza é um dos melhores lugares de Alto Paraíso para visitar!

poco-encantado-alto-paraiso-boneco-viajante#5 – Poço Encantado

Esta belíssima queda de águas cristalinas esta localizada entre uma vegetação bem conservada, bonita e densa. Possui uma piscina natural com uma praia com areais brancas. O nome da cachoeira se deve as histórias que dizem que em noite de lua cheia é possível ver o brilho de uma pedra preciosa no fundo da piscina natural. A entrada custa R$ 20,00 por pessoa.

cachoeira-dos-cristas-alto-paraiso#6 – Cachoeira dos Cristais

Possui uma piscina natural como a maioria das cachoeiras da região. Com uma estrutura bem bacana e conta com um bar/lanchonete e é até possível acampar no local. A trilha para chegar é pequena de dificuldade média. O Rio Cristal percorre com uma sequência incrível de pequenos poços. Fique atento a natureza pois tem vários cenários perfeitos para fotos!

alto-paraiso-sertao-zen#7 – Sertão Zen

Você gosta das coisas no modo VERY HARD? Então este é para você. São 19 km de trilhas que exige pelo menos 9 horas de trilha pelo cerrado. Obviamente o esforço vale a pena, pois você irá encontrar a nascente do Rio Macaco, além das vistas panorâmicas de todo o cerrado de Alto Paraíso. Eu teria coragem, você teria?

alto-paraiso-canions-rio-preto#8 – Cânion do Rio Preto

Este cânion esta localizado dentro do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. Uma caminhada leve em uma trilha de 12 km ida e volta, leva aos cânions do rio Preto. Além disso você irá encontrar outras belas e impressionantes cachoeiras da chapada. A entrada é gratuita e não é necessário guias.  Não esqueça de levar lanches e bebidas por o local não tem estrutura.

feira-artesanato-alto-paraiso#9 – Feira de Artesanato

Ótima feira para se conhecer a cultura local, que por sua vez é bem heterogênea. A culinária é bem diversificada, recebe destaque a comida orgânica. Além da culinária, também tem opções de livros, cosméticos, souvenir, artes psicodélicas, artesanato, hortifruti,etc.. Local também interessante para interação social.

gota-kaliandra-alto-paraiso#10 – Gota Kaliandra

Este lugar é encantador, a começar pela sua arquitetura, uma espécie de cabana em formato de gota. Em alguns horários tem apresentações musicais onde toca-se mantra para as pessoas meditarem. Entre feche o olho, respire fundo e escute os belos mantras, que você encontrará uma paz interior e vai parecer que você esta nas nuvens, devido a harmonia do local.

Dica Bônus – Passeio de Balão

Palavras não serão suficientes para você descrever este passeio sobre este paraíso imenso. Se embaixo o lugar é grandioso e lindo, imagine você poder ver de cima como este lugar realmente é maravilhoso. Com uma equipe muito profissional e altamente capacitada, deixam a sua experiência muito mais agradável. Mas nem tudo são rosas, o preço do passeio é bem salgado, 600 reais por pessoa. 🙁

alto-paraiso-o-que-fazer-passeio-balao

Passeio de balão pela Chapada dos Veadeiros é incrível, você teria coragem?

Dica: Como a região não possui muita estrutura para você fazer um mochilão na loucura, recomendamos você fazer os passeios através de agências. A que indicamos e que irá dar um bom suporte a você é www.aventuraeco.com

 

Você já segue o nosso Pinterest? Pine a imagem abaixo e armazene as melhores idéias do Boneco Viajante!

Pinterest de alto paraíso
Cadu Burko